Iconografia: Termo que tem origem em duas palavras gregas: Eikòn ( Imagem) e Graphia (escrita).
Chegamos ao significado, portanto: escrita ou descrição de imagens.
As imagens e as obras de arte, repletas de significados, trazendo em seu bojo, um contexto cultural determinado.
Para Erwin Panofsky , a iconografia seria a descrição, a classificação, o estudo das imagens, compreendendo essas dentro de um contexto cultural determinado e de uma determinada época em que surgiram. Requer um profundo conhecimento e domínio de diversas áreas do saber, para que seja possível identificar os elementos da imagem.
Já a iconologia, interpreta e descobre significados da obra de arte, dentro de uma base filosófica, histórica, religiosa, sociológica, de uma determinada época, ou período específico. Busca-se decifrar as mensagens mais profundas, que o autor da obra quis transmitir.
Panofsky, um dos principais representantes do chamado método iconológico, define três momentos inseparáveis do ato interpretativo das obras em sua globalidade:. Ele estabelece três níveis de interpretação da obra:
1) Nível primário, pré iconográfico, ou natural,
2) Segundo nível, ou nível secundário,ou convencional
3)Terceiro nível, ou significado profundo, nível iconológico
No nível primário, identificamos as formas, as configurações
de linha e cor, determinados pedaços de bronze, ou pedra . É o dizer aquilo que se vê. O número de personagens, seus gêneros, como se vestem, quais são os seus aspéctos, o espaço e objetos ao redor, os elementos da natureza, etc.
O mundo das formas puras, que trazem em si significados naturais.
É fazer uma descrição daquilo que se vê.
O mundo das formas puras, que trazem em si significados naturais.
É fazer uma descrição daquilo que se vê.
A compreensão e exposição desses motivos corresponde para o
autor, a "descrição pré- iconográfica.
Temos nessa etapa uma descrição, que dependeria basicamente
da nossa experiência prática.
Qualquer pessoa poderá reconhecer a forma e o comportamento
dos seres humanos, animais, plantas, como também, distinguir diversos estados e
humores.
No segundo nível, buscamos a convenção. O que um gesto convencionalmente significa,por exemplo. Determinados gestos são vistos diferentemente em diferentes culturas.O que pode significar cordialidade em uma cultura, pode significar uma ofensa em outra.
Nessa fase, o objetivo é descobrir o tema.
Passamos do mundo natural para o nível inteligível.
No segundo nível, buscamos a convenção. O que um gesto convencionalmente significa,por exemplo. Determinados gestos são vistos diferentemente em diferentes culturas.O que pode significar cordialidade em uma cultura, pode significar uma ofensa em outra.
Nessa fase, o objetivo é descobrir o tema.
Passamos do mundo natural para o nível inteligível.
No caso de nos depararmos com algo pouco familiar, ou
desconhecido, teríamos que ampliar o
alcance de nossa experiência prática, consultando bibliografias, significados dos símbolos, das alegorias, das personificações,consultando
peritos, etc.
De qualquer forma, nossa experiência prática pode não
garantir a exatidão de nossa descrição iconográfica, motivo pelo qual Panofsky
recorre à história dos estilos como um instrumento corretivo deste primeiro
nível.
Por exemplo, numa descrição pré- iconográfica da obra de
Roger van der Weyden " A visão dos três Reis Magos". O que nos dá a
certeza de que a criança que paira no céu é uma aparição?
Os halos dourados não servem como explicação, pois o Meninos
Jesus também é representado com esse halo em outras obras, onde é certo
tratar-se de uma criança real e não uma aparição.
O fato de estar pairando no ar, também não pode ser
considerada uma explicação certa, pois comparando essa obra a uma miniatura dos
Evangelhos de Oto III, uma cidade é representada pairando no ar, mas não se
trata de uma aparição, senão a cidade propriamente dita.Trata-se mesmo da
cidade de Naim, onde Cristo ressuscitou o jovem. O fato é que a cidade foi
representada fora de uma representação
de espaço realista, com respeito às leis de perspectiva, etc.. Não há neste caso
nenhuma conotação miraculosa nessa cidade suspensa no ar. Temos portanto que
localizar as variações das formas de representação conforme as condições
históricas. Esse princípio corretivo é o que podemos chamar de história dos estilos.
Se o nível primário, ou tema natural corresponde à descrição pré iconográfica da
obra, o segundo nível poderá ser apreendido, quando
associamos ao primeiro um conceito, um
significado determinado por uma convenção.
Esses motivos são chamados de "imagens", ou, se
são uma combinação de imagens, "alegorias", ou "estórias",
onde se analisa a figuração iconograficamente.
Aqui estão presentes a intenção consciente do artista, mesmo
que certas qualidades expressivas não sejam intencionais.
Para esse nível de análise, serão necessários mais do que
apenas a experiência prática, pois se fará necessário conhecimentos sobre temas
específicos e conceitos.
Esse conhecimento poderá ser adquirido por fontes
literárias, ou ainda pela tradição oral.
Neste nível, Panofsky aplica um instrumento corretivo, que é
a história dos tipos.
Assim, no tema secundário, ou convencional, há a percepção
de que um grupo de pessoas sentadas ao redor de uma mesa, numa determinada posição representa a última ceia. Ou ainda,
que uma figura masculina segurando uma faca representa São Bartolomeu. Mas,
algumas vezes precisaremos recorrer ao instrumento corretivo neste nível de análise,que é a já citada, história
dos tipos.
Um exemplo que ilustra esse fato foi o erro na análise
iconográfica da pintura de Francesco Maffei, onde observamos uma jovem
segurando uma espada e uma bandeja com a cabeça de um homem degolado. A bandeja com a cabeça poderia nos levar a
acreditar tratar-se de Salomé. Mas, a espada é atribuída à Judite, que ao
decapitar Holofernes,coloca sua cabeça em um saco.
Segundo Panofsky, se compararmos os tipos com as pinturas do século XVI, poderemos
verificar que a bandeja está presente em várias representações de Judite. Porém,
não havia um "tipo" de Salomé com a espada. Daí podermos concluir que
a obra de Maffei representa Judite e não Salomé, como já havia sido pensado.
Desta forma, através da verificação e investigação da maneira pela qual, em
condições histórias determinadas, os objetos e fatos eram expressos e
representados, podemos ter uma análise
iconográfica mais exata.
![]() |
Francesco Maffei "Judite" |
Por fim, chegamos ao terceiro nível , ou significado intrínseco
de uma obra. Este significado nos é dado pela determinação de princípios
subjacentes que revelam a atitude básica de uma nação, de um período, de uma
classe social, crença religiosa, ou filosofia. A interpretação iconológica,
onde o pesquisador investiga outros documentos,que sirvam de testemunhas de tendências
políticas, religiosas, sociais,filosóficas,do
país e do período em questão. Esses
elementos formam chamados "valores simbólicos" por Ernst
Cassirer, e é justamente a interpretação desse valores simbólicos que seriam o
objeto da iconologia.
Para Panofsky na interpretação iconológica, há uma interpretação da obra de arte, no intuito de descobrir a mensagem que o autor dessa obra tentou transmitir. Sua essência, sua mensagem mais profunda. Ela requer algo mais que o conhecimento dos conceitos ou temas específicos encontrados nas fontes literárias.
É necessário nessa etapa, conhecer o artista, a cultura, a mentalidade e o contexto histórico de sua época. Também se faz necessário saber sobre o comitente assim como, o local para qual a obra foi destinada.
Para apossar-se dos princípios básicos que orientavam essa percepção era
necessário utilizar-se da intuição sintética, que deveria “ser corrigida por uma
compreensão da maneira pela qual, sob diferentes condições históricas, as
tendências gerais e essenciais das mentes humanas foram expressas por temas
específicos e conceitos” Explica a existência da obra, num determinado contexto e num determinado lugar, embasados em fatores extrínsecos à obra.
Sandra Honors
Para Panofsky na interpretação iconológica, há uma interpretação da obra de arte, no intuito de descobrir a mensagem que o autor dessa obra tentou transmitir. Sua essência, sua mensagem mais profunda. Ela requer algo mais que o conhecimento dos conceitos ou temas específicos encontrados nas fontes literárias.
É necessário nessa etapa, conhecer o artista, a cultura, a mentalidade e o contexto histórico de sua época. Também se faz necessário saber sobre o comitente assim como, o local para qual a obra foi destinada.
Para apossar-se dos princípios básicos que orientavam essa percepção era
necessário utilizar-se da intuição sintética, que deveria “ser corrigida por uma
compreensão da maneira pela qual, sob diferentes condições históricas, as
tendências gerais e essenciais das mentes humanas foram expressas por temas
específicos e conceitos” Explica a existência da obra, num determinado contexto e num determinado lugar, embasados em fatores extrínsecos à obra.
Sandra Honors
Fonte:
Estudos de Iconologia - Temas Humanísticos na Arte do Renascimento - Erwin Panofsky
Estudos de Iconologia - Temas Humanísticos na Arte do Renascimento - Erwin Panofsky
As teorias da Arte - Jean Luc Chalumeau
Guia de história da Arte - Giulio Argan e Maurizio
Fagiolo
Iconografia como metodologia investigativa em história da Arte - Luis Casimiro
Iconografia como metodologia investigativa em história da Arte - Luis Casimiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário